fala

«A fala é caraterizada pela atividade de utilizar a linguagem oral recorrendo a sons e palavras que sejam comuns a uma comunidade, para que todos possam ser compreendidos. Para que ocorra articulação dos sons, é necessário que exista um equilíbrio na coordenação dos movimentos neuromusculares orais, mais especificamente nos órgãos da respiração (pulmões, traqueia, faringe, boca e nariz) e da articulação (lábios, língua, palato duro, palato mole, alvéolos, dentes e fossas nasais).

A fala pode ser caracterizada quanto à articulação (produção de sons realizada pelos articuladores), ressonância (equilíbrio do fluxo aéreo entre o nariz e a boca), voz (é produzida pela vibração das pregas vocais na laringe), fluência/ritmo (diz respeito ao débito) e prosódia (está relacionada com a acentuação e entoação das palavras e frases que transmitem emoções e atitudes). É fundamental que a criança aprenda tanto os movimentos físicos ao nível da produção e da perceção, independentemente do seu significado (fonética), bem como os aspetos organizacionais ou estruturais do sistema de sons da língua (fonologia).

As perturbações dos sons da fala podem decorrer de uma dificuldade motora/articulatória relacionada com uma alteração musculoesquelética ou com o conhecimento intuitivo e com a organização mental das diferentes unidades fonológicas, deficitários ou ainda em fase de desenvolvimento. As dificuldades de produção podem surgir devido a um fator isolado ou a uma combinação de fatores, entre os quais se destacam fonéticos (articulação), fonémicos (cognitivo-linguístico), estruturais (craniofacial), percetuais ou neuro-motores.»

Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala

Morada

Urb. Varandas Qta da Lomba, Lte 4,12, 1º piso  Rua Padre António Nogueira Gonçalves

3030-416 Coimbra, Portugal

GPS

40°12'11.9"N 8°23'56.6"W          

         

Telefone

(+351) 967877063

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2023 by Maggie Louise. Proudly created with Wix.com